eventos/palestras

Seminário sobre antenas de telefonia celular - Ministério Público de São Paulo

SAÚDE PÚBLICA, MEIO AMBIENTE, CONSUMIDOR E CIDADANIA: IMPACTOS DAS RADIAÇÕES DAS ANTENAS E DOS APARELHOS CELULARES .

Palestra proferida pela Professora Adilza Condessa Dode, a convite do Ministério Público, de São Paulo, em junho de 2004, para apresentação de seu trabalho de Mestrado - UFMG.

Poluição Ambiental e Exposição Humana a Campos Eletromagnéticos: Estudo de Casos no Município de Belo Horizonte com Ênfase em Antenas de Telefonia Celular.

Os campos eletromagnéticos e suas repercussões sobre o meio ambiente e a saúde pública vêm se constituindo, hoje em dia, em uma importante área de pesquisa, no Brasil e no mundo. Nos últimos anos, tem havido muita discussão em relação aos riscos à saúde e alguns estudos recentes têm sido apresentados aos usuários dos telefones celulares e às comunidades que residem nas proximidades das Estações Radiobase – ERB’s.

A palestra abordou os seguintes itens:

  • O levantamento do estado da arte sobre os possíveis efeitos biológicos oriundos da exposição à radiofreqüência nos seres vivos.
  • Poluição Ambiental e Exposição Humana a Campos Eletromagnéticos com ênfase em Antenas de Telefonia Celular
  • Metodologia para avaliação dos níveis de exposição humana aos campos eletromagnéticos.
  • O mapeamento das Estações Radiobase, no município de Belo Horizonte, referente às bandas A, B, C e D.
  • A caracterização dos campos eletromagnéticos oriundos de duas Estações Radiobase de telefonia celular, no município de Belo Horizonte.
  • Uma pesquisa de percepção ambiental com a comunidade belo-horizontina, residente nas proximidades da ERB - Site BH-20, Maxitel, localizada na Rua do Ouro n.o 1373, Bairro Serra, Belo Horizonte - Minas Gerais.
  • Medições, utilizando-se o instrumento de Banda Larga, Medidor Isotrópico, com um nível médio de tempo fixo de seis minutos, como especificado nas normas e guias internacionais.
  • Estimativas teóricas dos campos eletromagnéticos irradiados e comparações com valores medidos em campo, bem como com os limites de exposição recomendados pelas diretrizes internacionais e pela ANATEL.

 


Professor Francisco de Assis Ferreira Tejo - Palestrante

 


Voltar ao topo