QUEM SOMOS

MRE
mre

mre






MRE Engenharia - MEDIÇÃO DE RADIAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS - ALTAS OU BAIXAS FREQUÊNCIAS – Resolução Normativa da ANEEL, nº. 398, de 23 de março de 2010 e Legislação Federal nº 11.934, 5 de maio de 2009.

A MRE ENGENHARIA  é especialista em Medição de Campos Elétricos e Magnéticos  em baixas frequências  - Ocupacional e de Público em  Geral -, em  Subestações e em Linhas  de Transmissão, conforme estabelece a Resolução Normativa  nº  398 da ANEEL, de 23 de março de 2010, e a ABNT NBR 25415 de 19.07.2016 Métodos de medição e níveis de referência para exposição a campos elétricos e magnéticos na frequência de 50 Hz e 60 Hz. Elabora os Relatórios de Medições e o XML para envio  à ANEEL- Agência Nacional de Energia Elétrica.
A MRE ENGENHARIA   é  também especialista em Medição de Campos Elétricos e Magnéticos de altas frequências - Ocupacional e de Público em Geral -,  como, por exemplo, as Antenas de Telefonia Celular. Elabora Pareceres Técnicos, emitindo Laudos Radiométricos,  comparando com os Limites de Exposição Humana,  referendados em Lei  Federal  11.934, de 05 de maio de 2009. 

As medições desses campos elétricos e magnéticos estão sendo solicitados, também, pelos órgãos ambientais e de saúde: municipal, estadual e federal.

Elabora Pareceres Técnicos sobre as Radiações das Antenas de Telefonia Celular emitindo Laudos de Radiações Eletromagnéticas embasados em estudos científicos recentes.


Medição da Exposição Ocupacional e da População em geral a campos elétricos e magnéticos originários de instalações de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, na frequência de 60 Hz.

Realiza Medições de Radiações Eletromagnéticas em ambientes Industriais, Empresariais, Ocupacionais e Não Ocupacionais e de Público em Geral, em cidades, em bairros residenciais, em residências e em qualquer local passível de ocupação humana.

Os valores encontrados em campo são comparados com os limites de Exposição Humana recomendados em diretrizes e padrões da Legislação Federal Atual e também com os padrões internacionais vigentes.

A MRE ENGENHARIA possui artigos publicados de autoria da pesquisadora Adilza Condessa Dode.

 Um dos artigos cujo tema foi   " Mortalidade por Neoplasias e as Estações RadioBase de Telefonia Celular no município de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, foi publicado no Journal Science of the Total Environment, revista internacional de conceito Quality A.  Clique aqui para acessar o artigo.

  Equipe da MRE Engenharia

A MRE Engenharia, tem como consultores os seguintes Profissionais:

  Profª Adilza Condessa Dode - Dra. MSc - CREA 48452-D (Currículo Lattes)
  Diretora e Consultora da MRE Engenharia - Engenheira Industrial Elétrica e Engenheira de Segurança do Trabalho, Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Doutora na UFMG - Campos Eletromagnéticos.
   
  Doutora Daiana Condessa Dode - Médica
  Dra Daiana Condessa Dode
Médica Oftalmologista
Pesquisadora da MRE ENGENHARIA: Hipersensibilidade ás Radiações Eletromagnéticas no SER HUMANO
   
  Dra Cinyra Quintão Silva Belém - CRM 27103
  Médica e Física - Atua na área de Radiações Eletromagnéticas desde 1980.
   
  Prof. Francisco de Assis Ferreira Tejo - Dr. Sc - MSc
(Currículo Lattes)
  Professor da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG - Engenheiro Eletricista, Mestre e Doutor na área de Campos Eletromagnéticos. Atua na área desde 1970
   
  Luciano Assírio Bossi - MSc. CREA 21078 - MG
(Currículo Lattes)
  Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC - Minas - Engenheiro Eletrônico e de Telecomunicação.
   
  Antônio Carlos dos Reis Gomes
  Analista de Sistema - Pós-Graduação em GeoProcessamento pela UFMG.
 


Fornece Consultoria, Treinamentos e Cursos sobre:

- Controle da Poluição Eletromagnética, Industrial, Empresarial, Residencial e de Público em Geral;
- Radiações das Antenas oriundas do Sistema de Telefonia Celular;
- Radiações Eletromagnéticas oriundas das Linhas de Transmissão de Energia Elétrica - Linhão;
- Radições Eletromagnéticas dos Processos de Eletrólise;
- Campos Eletromagnéticos de Equipamentos Médicos;
- Geoprocessamento;
- Tecnologia da Informação TI;
- Engenharia Ambiental;
- Auditoria Ambiental;
- Saneamento Ambiental;
- Epidemiologia Ambiental;
- Saúde Ambiental;
- Engenharia de Segurança Viária;
- Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos e Industriais;
- Biossegurança;
- Higiene Ocupacional;
- Engenharia de Saúde Pública;
- Programa de Prevenção de Riscos Ambientais;
- Programa de Gerenciamento de Risco - PGR;
- Meio Ambiente e Saúde no Trânsito;
- Engenharia de Segurança do Trabalho;
- Ergonomia;
- Toxicologia Industrial

Tanto os Treinamentos, as Palestras, os Cursos, as Consultorias, são embasados em estudos científicos recentes.

A MRE Engenharia tem como Diretora a Professora  Drª Adilza Condessa Dode, Engenheira Eletricista, Engenheira de Segurança do Trabalho, Engenheira Ambiental, com Mestrado e Doutorado na UFMG - Campos Eletromagnéticos.

 

Um dos objetivos da MRE Engenharia é realizar medições Ambientais de Radiações Eletromagnéticas. Elaborar Pareceres Técnicos embasados em estudos científicos, bem como monitorar as Emissões Eletromagnéticas irradiadas por equipamentos transmissores de campos eletromagnéticos e a sua comparação com os limites constantes da Legislação Federal vigente. Os valores do monitoramento encontrados em campo das Radiações Eletromagnéticas, são comparados com as Legislações Internacionais vigentes, para ambientes não controlados e controlados.

A MRE Engenharia, realiza um trabalho de conscientização com as comunidades acerca das instalações das Estações Radiobase do Sistema de Telefonia Celular (ERB's), por ser esta uma das maiores preocupações da Comunidade Científica e da sociedade civil, como também as Radiações Eletromagnéticas provenientes dos aparelhos celulares e das ERB's, pelo fato de se encontrarem instaladas em locais de alta densidade demográfica.
Muitas vezes as ERB's são muito próximas, em regime compartilhado ou não, produzindo uma radiação total no ambiente que pode vir a superar os limites de aceitação humana aos seus efeitos, principalmente com relação aos indivíduos hipersensíveis e aos portadores de implantes eletrônicos.

Reunimo-nos, uma vez por mês, com a comunidade científica nacional e internacional, com os grupos de estudos, dentre outros, com o intuito de aprimorar a visão científica sobre os possíveis efeitos à saúde, relacionados às comunicações sem-fio, pois, cada vez mais, esses efeitos (biológicos, químicos e físicos) nos seres vivos são melhor entendidos pela comunidade científica.

Diretora: Professora Drª Adilza Condessa Dode

 A MRE Engenharia tem como Diretora a Professora  Drª Adilza Condessa Dode, Engenheira Eletricista, Engenheira de Segurança do Trabalho, Engenheira Ambiental, com Mestrado e Doutorado na UFMG - Campos Eletromagnéticos.

Já ministrou palestras em:

 

  • BERN - SCHWEIZ  -  Berna - Suíça  
    9th National Congress on Electrosmog – Suíça- 2013

suiça

  • Assembléia Legislativa de Minas Gerais – Outubro 2013 – CPI da Telefonia :
    assembleia



  • Congresso Internacional de Saúde Urbana - Tema: Poluição Ambiental e Exposição Humana a Campos Eletromagnéticos - Metodologia de Medição:

Baltimore - USA Novembro de 2007 - ICUH - www.icuh2007.com :

 

  • No Seminário International NIR and Health Workshop - Porto Alegre - UFRGS e Ministério Público do Rio Grande do Sul em 18-05-2009 (Seminário Internacional sobre RNI, a Saúde e o Meio Ambiente). Saiba mais

 

  • Em Agosto de 2009, proferiu uma palestra no 9º Congresso Nacional do Ministério Público em Vitória - ES . Tema: Radição e Exposição Humana a Antenas Coletivas.



  • Em 1988, concluiu o curso de Graduação em Engenharia Industrial Elétrica, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
    No ano de 1990, concluiu o Curso de Pós-Graduação lato sensu especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG.

 

Em dezembro de 1992, concluiu o curso de Licenciatura Plena para a Graduação de Professores da Parte de Formação Especial do Currículo de Ensino de 2º Grau, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG.


Defendeu a dissertação de Mestrado em fevereiro de 2003, na Universidade Federal de Minas Gerias, UFMG, Escola de Engenharia, no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental - DESA, cujo tema foi: Poluição Ambiental e Exposição Humana a Campos Eletromagnéticos: Estudo de Casos no Município de Belo Horizonte com Ênfase nas Estações Radiobase do Sistema de Telefonia Celular.

Em 2005, ingressou no Curso de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, nível Doutorado, na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Escola de Engenharia. Projeto de Pesquisa: Mortalidade por Neoplasias e a Telefonia Celular no Município de Belo Horizonte, Minas Gerais defendendo sua tese em 2010 - UFMG. 

Atua como professora nos Cursos das Engenharias Civil, Ambiental e Produção, do Centro Universitário Metodista de Minas - Izabela Hendrix, e também como docente convidada, nos Cursos de Pós-Graduação em Medicina do Tráfego, da Faculdade Ciências Médicas e na Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho da UFMG.

Palestras proferidas sobre: Poluição Ambiental e Exposição Humana a Campos Eletromagnéticos com Ênfase nas Estações Radiobase de Telefonia Celular.

- BERN - SCHWEIZ  -  Berna - Suíça
- Baltimore - USA
- Juiz de Fora - MG
- Itabira - MG
- Divinópolis - MG
- Conselheiro Lafaiete - MG
- Belo Horizonte - MG
- São Paulo - SP
- Recife - PE
- Cuiabá - MT
- Rio de Janeiro - RJ
- Rio Grande do Sul - RS
- Vitória - ES
- Porto Alegre - RS

Um de seus aportes se refere ao artigo publicado no caderno Jurídico da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, Ano 3, volume 6, número 2, abril/junho 2004, p.119-138, com o tema: Poluição Eletromagnética Saúde Pública - Meio Ambiente Consumidor Cidadania Impacto das Radiações das Antenas e dos Aparelhos Celulares.

Sua experiência é abrangente, tanto como professora e consultora, na área de educação, por mais de vinte anos, como também, na área de Medição de Campos Elétricos e Magnéticos. Atua na área de Engenharia Elétrica, Engenharia de Segurança e Engenharia Ambiental.
Adilza Condessa Dode
Diretora da MRE Engenharia


Voltar ao topo