Mortality by neoplasia and cellular telephone base stations in the Belo Horizonte municipality, Minas Gerais state, Brazil
A poluição proveniente dos campos eletromagnéticos (EMFs) gerados pelo sistema de telecomunicações emerge como uma preocupação ambiental do século XX. Em uma pesquisa pioneira, a MRE Engenharia investigou a correlação entre clusters de estações base (BS) e casos de morte por neoplasia em Belo Horizonte, de 1996 a 2006. A análise espacial revelou que a maioria das BSs estava concentrada na região Centro-Sul do município, e dentro de 500 metros dessas estações, a taxa de mortalidade por neoplasia atingiu 34,76 por 10.000 habitantes. Esses resultados enfatizam a complexa interação entre a exposição humana aos EMFs e os desafios ambientais enfrentados pela sociedade moderna. Descubra mais na leitura completa: Se você deseja compreender detalhadamente os dados, implicações e desafios identificados por essa pesquisa, convidamos você a mergulhar no artigo completo…
Dirty electricity, cellular telephone base stations and neoplasia.
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0048969711010229?via%3Dihub
5 G wireless telecommunications expansion: Public health and environmental implications
5 G wireless telecommunications expansion: Public health and environmental implications
13ª Reunião Ordinária – Comissão de Saúde e Saneamento- Câmara Municipal de Belo Horizonte
https://www.cmbh.mg.gov.br/comunica%C3%A7%C3%A3o/v%C3%ADdeos/reuni%C3%B5es/13%C2%AA-reuni%C3%A3o-ordin%C3%A1ria—comiss%C3%A3o-de-sa%C3%BAde-e-saneamento-05-05-2021
26/03/2010 – Defesa de Tese de Doutorado da Professora Adilza Condessa Dode – UFMG
Clique aqui para acessar. Tema: Mortalidade por Neoplasias e a Telefonia Celular no Município de Belo Horizonte – MG.
DRA. ADILZA CONDESSA DODE É CONVIDADA A FAZER PARTE DA BANCA EXAMINADORA –
DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE: MONITORAMENTO DAS RADIAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS DE ALTA FREQUÊNCIA ORIUNDAS DO SISTEMA DE TELEFONIA CELULAR NO CAMPUS SAÚDE DA UFMG.
Certificado
01/11/2019 - Mais uma etapa concluída! - UFMG Obrigada Dra Mônica Maria Diniz Leão pelas orientações e apoio nesta trajetória!